20 Ervas para você manter a linha
O uso de ervas para diversos fins fitoterápicos provém muitas vezes de uma sabedoria milenar, nos últimos tempos abordada pela ciência buscando um melhor entendimento e conhecimento. Muitas das ervas que compilamos neste post já foram abordadas em posts anteriores. Nesta seleção aqui cada um certamente encontrará algumas opções que vão também de encontro ao seu paladar…
Ervas que apoiam programas de emagrecimento têm uma ação termogênica (dando um up no metabolismo) e/ou lipolítica (estimulando a queima de gordura) e/ou redutora dos níveis de colesterol. Mas tenha sempre a consciência: Ervas servirão como apoio para a sua dieta, mas não fazem milagre sozinhas. Precisam ser conciliadas com uma alimentação adequada e uma boa rotina de exercícios!
Tomilho: age contra gases intestinais, facilita o processo digestivo, melhora infecções na pele e cólicas, ameniza tosses, dores de garganta, bronquite, estimula expectoração do catarro. Porém, seu uso é contraindicado para gestantes, lactantes, crianças com menos de 6 anos e pacientes com insuficiência cardíaca e enterocolite.
Chá Branco: poderoso antioxidante. Porém, seu uso é contraindicado para grávidas, lactantes, hipertensos, pessoas com úlcera gástrica, insônia e diabetes.
Chá verde: tem poder antioxidante e lipolítico. Mas é importante tomar todos os dias e combinar seu consumo com uma dieta equilibrada e pelo menos 30 minutos de exercícios diários.
Chá Vermelho: combate retenção de líquidos, possui ação antioxidante e auxilia na redução de colesterol. Deve ser tomado até as 18h para evitar quadro de insônia.
Erva-Cidreira: combate a ansiedade (ajudando a evitar ataques à geladeira), ameniza problemas digestivos e gases intestinais. Porém, seu uso é contraindicado para pessoas alérgicas à erva ou com problemas na tireoide.
Pimenta de caiena (pimenta vermelha): efeito termogênico e lipolítico, reduz a ingestão calórica. Ativa certas proteínas no corpo e graças a isto evita acúmulos de gordura no corpo.
Carqueja: tem efeito positivo sobre o metabolismo, melhora a quebra de gordura, pois melhora o funcionamento do fígado, tendo um efeito desintoxicante. Auxilia na digestão, tendo efeito positivo em vários problemas do trato digestivo (úlceras, refluxos) e ajudando na prisão de ventre.
Louro: melhora a digestão, tem efeito diurético. Pode ser consumido fresco, seco ou em pó.
Cavalinha: efeito diurético, combatendo a retenção de líquido e, consequentemente, o inchaço bem como melhorando problemas nos rins e bexiga. Porém, seu uso é contraindicado para pessoas com gastrite e úlcera.
Pata-de-vaca: ajuda no controle do nível de glicose no sangue, sendo com isso uma aliada no combate ao diabetes e às gorduras acumuladas, principalmente na região abdominal.
Camomila: eficiente contra ansiedade, tensão e depressão leve. Ajuda a eliminar a barriguinha saliente, pois regula o intestino. Porém, o consumo em excesso pode causar náuseas e insônia.
Canela: acelera o metabolismo, regula os níveis de açúcar no sangue, ajuda a reduzir triglicerídeos e colesterol, reduz a ansiedade para comer, sendo com isso de grande ajuda para controlar o peso.
Boldo: ajuda na digestão de gorduras e favorece o funcionamento do fígado, tem efeito laxativo.
Alecrim: auxilia na digestão de gorduras, reduz a formação de gases, protege o fígado e alivia cólicas menstruais. Porém, seu uso é contraindicado em casos de diabetes, hipertensão, gravidez, doenças inflamatórias da pele e hipertrofia de próstata.
Sálvia: favorece a digestão, auxilia a absorção de nutrientes no intestino, tem ação diurética, ajudando na eliminação de toxinas do organismo e prevenindo artrite e gota. Grávidas e mulheres em fase de amamentação, pessoas com epilepsia e com problemas cardíacos não devem consumir sálvia.
Bardana: ajuda na eliminação de toxinas do corpo, regula o nível de glicose no sangue. Porém, crianças, gestantes e pessoas com diarreia crônica devem evitar seu consumo.
Manjericão: melhora a digestão das gorduras, elimina os gases intestinais, auxilia nas dores reumáticas e problemas respiratórios.
Salsa: Na forma de chá, é um poderoso diurético, digestivo, tônico do pulmão, melhora a circulação do sangue, é anti-inflamatório e excelente fonte de cálcio. Sua ingestão não é recomendada para pessoas com problemas renais.
Gengibre: Pesquisas comprovam que o gengibre pode suprimir o apetite, ajudar na digestão, remover toxinas e agir como termogênico, acelerando nosso metabolismo. Praticamente um super-herói da saúde. Mas apresenta restrições de consumo para hipertensos.
Fonte: http://www.saudedica.com.br/as-20-ervas-que-ajudam-a-emagrecer/
0 Comentários