Cada pessoa tem características próprias em relação ao volume, consistência e forma das nádegas. Por isso, a escolha da prótese de glúteo segue esses critérios, com base no exame individual minucioso da região e do biótipo da pessoa. Além disso, a harmonia entre o volume ideal das nádegas e o tamanho do tronco deve ser preservada no planejamento da cirurgia.
A prótese de glúteo é projetada para receber pressão (sentar, correr, deitar, etc.), sendo mais resistente e espessa do que a prótese de mama. Ela também tem uma consistência maior do que o tecido normal das nádegas. Logo, é comum um certo aumento da consistência das nádegas após a colocação das próteses.
Cicatrizes
Esta cirurgia nos permite colocar a cicatriz em local disfarçado: no sulco interglúteo (prega natural entre as nádegas). Ela costuma ser pequena e de boa qualidade, o que, somado à uma localização oculta, a torna discreta e de difícil percepção. O tamanho da cicatriz será o menor possível para se colocar a prótese de glúteo, geralmente cerca de 7 cm.
Pós-operatório
O pós-operatório da gluteoplastia costuma ser um pouco doloroso nos primeiros dias, em especial nas primeiras 48 horas, devido à lesão muscular. A dor será controlada com analgésicos e anti-inflamatórios e cederá com o tempo.
Drenos de aspiração podem ser usados para evitar o acúmulo de secreção ao redor da prótese. Geralmente são retirados no 2º ou 3º dia pós-operatório.
Durante os primeiros 2 (dois) meses, a maior parte do edema (inchaço) sai e a cicatrização ganha força, ocorrendo aqui as maiores mudanças na forma das nádegas.
A gluteoplastia de aumento pode envolver algumas complicações. Apesar de não muito frequentes, vale citar: hematoma, infecção, extrusão da prótese ou contratura da cápsula que é formada ao redor da prótese, além de abertura dos pontos por esforço ao sentar.
Apesar de o resultado imediato ser muito bom (70%), somente no período tardio (após 6 meses) é que as nádegas atingirão sua forma definitiva.
Depois da colocação das próteses, nunca mais deverão ser aplicadas injeções na região glútea.
Existe risco de a prótese de glúteo romper?
As próteses de glúteo são de material bastante resistente e distensível. Um trauma teria que ser muito forte para estourá-las. Em caso de traumas, as próteses ajudariam a evitar maiores danos à bacia, por atuarem como absorvente de impacto. Em caso de ruptura, as próteses podem ser trocadas pela cicatriz original.
O que é retração capsular?
É uma retração exagerada da cápsula fibrosa normal (que se forma em torno da prótese), que leva ao endurecimento das nádegas, quando palpadas. A retração da cápsula é um comportamento reacional atípico do organismo da pessoa, devido à presença das próteses de silicone, não representando imperícia médica.
Se isto ocorrer, as próteses poderão e deverão ser retiradas. Posteriormente, cirurgião e paciente poderão ponderar uma reintrodução de outras próteses e diferente plano de introdução.
Hoje em dia, o número de retrações de cápsula diminuiu bastante, devido ao advento de inovações técnicas e texturas aprimoradas dos implantes, introduzidas na cirurgia plástica.
A prótese deverá ser trocada? Quando?
A prótese sofre um desgaste com o tempo. Por isso, é recomendável a troca periódica. Mas, devido ao grande desenvolvimento tecnológico dos materiais utilizados, a durabilidade da prótese é de cerca de 30 anos.