
Preenchimento Cutâneo
O preenchimento cutâneo é um procedimento estético minimamente invasivo que pode ser realizado na face, pescoço, mãos entre outras regiões. Pode melhorar contornos e reduzir a profundidade de rugas.
Quando é válido?
- Linhas profundas na testa e ao redor dos olhos, sobrancelhas e boca, incl. o conhecido “bigode chinês” (linhas nasolabiais);
- Para alterar contorno de mandíbulas e lábios;
- Para aumentar volume malar (bochechas);
- Para reduzir profundidade de cicatrizes ou depressões na pele (por ex. por consequência de acne, lesão ou imperfeições congênitas);
- Preferência por procedimentos de rejuvenescimento menos invasivos.
Prós
- Procedimento rápido e descomplicado, realizado com anestésico tópico;
- Resultados (quase) imediatos;
- Não há necessidade de se ausentar de atividades diárias;
- Resultados mais “sutis”.
Contras
- Os resultados são temporários e requerem repetição de tempos em tempos.
- Pessoas mais sensíveis podem reagir com edemas (inchaço) e hematomas (manchas roxas).
Tipos de preenchedor
- Preenchedores temporários:
- Preenchedores à base de colágeno: perderam espaço após a chegada do ácido hialurônico.
- Ácido hialurônico: promove volume e estimula a produção de colágeno. Dura normalmente de 6 a 12 meses. Mas há diferentes composições de produtos, algumas com maior durabilidade. Além disso, a duração também varia individualmente.
- Hidroxiapatita de cálcio: sendo mais pesado e denso que o ácido hialurônico, é injetado num plano mais profundo, abaixo da pele. Mas entenda por que eu não recomendo o uso da hidroxiapatita de cálcio.
- Uma tendência nos últimos anos é o preenchimento com a própria gordura do corpo do(a) paciente. Por não ser um “corpo estranho”, o organismo não reage e os resultados alcançados são bastante naturais, com menos intercorrências.
- Preenchedores semi-permanentes: substâncias mais espessas, de maior durabilidade, como o ácido poli-L-lático, usado para tratar linhas mais profundas. Mas entenda por que eu não recomendo o uso de produtos como o Sculptra.
- Preenchedores permanentes: polimetilmetacrilato (PMMA), formado por microesferas não absorvíveis pelo organismo. Este preenchimento é normalmente visível mesmo 5 anos ou mais após a aplicação. Mas entenda por que eu não recomendo o uso de PMMA.
- Atenção para as injeções de silicone! Totalmente contraindicadas, rejeitadas por órgãos de saúde (FDA, ANVISA), representando risco para o indivíduo!
Atenção!
Hematomas demandam cuidado especial – precisando muita proteção contra radiação solar para não se transformarem em manchas escurecidas permanentes. Abuse do filtro solar (alto FPS – mínimo 50, reaplicando de 3 em 3 horas), use chapéu e óculos escuros.
Fonte: ASAPS (American Society of Aesthetic Plastic Surgery) – http://www.smartbeautyguide.com/procedures/injectables/fillers
0 Comentários