Castanhares / Mini Castanhares

Outras denominações

  • Castañares
  • Mini Castañares

 

Breve descrição

A região dos olhos é a mais expressiva da face. Com o passar dos anos, a pele perde a elasticidade e os tecidos da face ficam mais “frouxos”. Com as sobrancelhas não é diferente. A ptose (queda das sobrancelhas) acontece geralmente após os 45 anos, quando a parte mais lateral ou cauda dos supercílios cede por ação da gravidade, provocando assim um acúmulo de pele sobre as pálpebras superiores e, muitas vezes, chegando a cobrir os cílios.

A queixa mais comum, além do aspecto envelhecido da região orbitária, é a dificuldade em abrir os olhos e a diminuição da abertura palpebral.

Além disso, dependendo da posição das sobrancelhas e das pálpebras, podem conferir à pessoa uma expressão fisionômica que muitas vezes não corresponde ao seu estado de espírito (cansaço, aparência doentia, falta de vitalidade, agressividade).

Na cirurgia de Castanhares, através de uma excisão elíptica da pele logo acima das sobrancelhas ou por pequenas incisões laterais às sobrancelhas (Mini Castanhares), alcança-se um efeito desejável, simétrico e duradouro de elevação da cauda das sobrancelhas.

A técnica também é utilizada em casos de assimetria do arco da sobrancelha. Ela revitaliza o olhar, retira a pele em excesso das pálpebras superiores e eleva a autoestima.

 

Cicatrizes

Os resultados da técnica de Castanhares sempre foram indiscutivelmente excelentes, com a única reticência baseada na cicatriz que poderia ficar aparente, especialmente na parte medial (mais central) das sobrancelhas.

Este problema pode ser minimizado quando utilizamos a técnica de suspensão apenas da cauda dos supercílios (Minicastanhares), onde a retirada de pele é realizada somente na parte lateral dos supercílios. Neste caso, as cicatrizes ficam praticamente inaparentes.

 

Pós-operatório

É rara a ocorrência de dor no pós-operatório da técnica de Castanhares. Um analgésico comum pode resolver satisfatoriamente.

Poderá haver edema das pálpebras até o 7º dia depois da cirurgia, quando então começa a regredir, apresentando um aspecto natural por volta do 10º dia.

Como qualquer procedimento cirúrgico, o paciente deverá manter-se em repouso no primeiro dia, realizar compressas geladas e ficar longe do sol e do calor. Deverá evitar banhos quentes demais.

É preciso tomar cuidado para não bater nas áreas dos pontos e deve-se usar filtro solar sempre que sair ao dia, para que os pontos não fiquem avermelhados e a região da cicatriz escureça.

Desde que o paciente não se incomode de ser visto com pontos de suturas no local, poderá voltar as atividades o mais breve possível (3 a 4 dias) ou após a retirada dos pontos.

 

Tratamentos alternativos para reposicionamento do supercílio

  • Aplicação de toxina botulínica (Botox) nos diferentes grupos musculares depressores
  • Minilifting Temporal, com retirada de pele dentro dos cabelos, causando efeito de descanso da parte lateral dos olhos
  • Lifting Frontal /Lifting Coronal, com retirada de pele dentro dos cabelos, tratando os músculos da testa.

Cada paciente deve passar por uma avaliação em nossa consulta inicial para que se defina qual o procedimento mais adequado para o seu caso específico.

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.