Cicatrizes
A cicatriz dependerá do tipo de mama e quantidade de tecido a ser retirado, porém, na maioria dos casos, é periareolar (em torno da aréola) ou transareolar (incisão horizontal ao longo da aréola).
Pós-operatório
O resultado final da cirurgia só é alcançado entre o 6º e 12º mês, com o amadurecimento da cicatriz, porém com 2 meses já se obtém 70% da forma definitiva.
Nos primeiros meses, a cicatriz encontra-se avermelhada, tornando-se geralmente esbranquiçada com o tempo, dependendo da genética do paciente.
O inchaço maior cede em cerca de 21 dias, mas algum resquício pode permanecer por alguns meses.
Manchas roxas podem persistir por 14 a 21 dias.
Não é comum haver dor significativa, apenas um leve desconforto, contornável com analgésicos e anti-inflamatórios comuns, desde que você obedeça às instruções médicas, principalmente no que tange à movimentação dos braços, esforços e demais cuidados nos primeiros dias.
Pode haver alteração da sensibilidade da aréola, geralmente transitória.
Deve-se ficar afastado de esforços por 21 dias e usar uma malha compressiva por aproximadamente 1 mês.
Raramente a cirurgia de ginecomastia sofre complicações sérias. Embora raras, as seguintes complicações podem ser citadas: hematoma, infecção, deiscência (abertura de pontos), queloides (conforme predisposição individual do paciente), necrose.