Celulite
Celulite é o nome popular para o que os médicos chamam de lipodistrofia ginóide. O processo que ocasiona essa aparência de relevo e casca de laranja envolve modificações no tecido adiposo (camada de gordura abaixo da pele), alterações na microcirculação e formação de tecido fibrótico (formação anormal de tecido mais endurecido).
As áreas mais comumente acometidas são: glúteos (bumbum), coxas, culote, mas também abdome e braços.
Por questões hormonais e anatômicas, é mais comum em mulheres. Fatores causadores incluem, além dos fatores hormonais: genética, distúrbios e hábitos alimentares não-saudáveis, sedentarismo, fumo, uso regular de roupas apertadas. Sendo de fundo hormonal, ocorre após a puberdade.
O quadro da celulite é subdivido em graus:
➡ Grau 1: assintomática; só aparece quando há movimento ou compressão local.
➡ Grau 2: alteração de relevo sem contração muscular. Os “furinhos” são visíveis, mas não densos. A temperatura pode ser menor nas regiões mais afetadas devido à menor circulação local.
➡ Grau 3: retrações (furinhos) numerosas e visíveis em repouso. Pode ter alteração de cor (roxa ou vermelha), menor temperatura e dor.
➡ Grau 4: macronódulos e retrações, com grandes ondulações; grande déficit circulatório; dor intensa e redução térmica na região.
A ciência continua estudando e buscando soluções para a celulite. Mas a verdade é: ainda não existe solução definitiva (total e duradoura). É possível melhorar através de certas condutas. Mas é preciso esforço contínuo para manter.
A estratégia mais eficaz une forças:
👉 alimentação correta (alimentos de baixa gordura, ricos em fibras, bastante água, evitar excesso de açúcares)
👉 atividade física correta e regular
👉 manter um peso saudável
👉 reduzir o estresse
👉 evitar roupas apertadas, que prejudiquem a circulação local
👉 tratamentos estéticos específicos para cada caso, com base numa avaliação médica.
A drenagem linfática não é novidade, mas segue sendo vista pelos especialistas como elemento importante e eficaz, SE REALIZADO CORRETAMENTE!
Confira que amanhã traremos mais dicas!
Para ilustrar o tema, breve reportagem do Fantástico sobre celulite:
Imagens:
- http://sinto-mebonita.blogspot.com.br/2013/09/mais-uma-forma-de-eliminar-celulite.html
- http://apelequehabitoblog.blogspot.com.br/2015/07/celulite-pt-1-causas-graus-e-habitos.html#.Vq9BB7IrLIU
0 Comentários