Sorriso gengival
Já ouviu falar de sorriso gengival?
Dentro dos parâmetros estéticos, um sorriso bonito envolve a harmonia e proporção entre dentes, gengiva e lábios. Quando uma porção desproporcionalmente grande de gengiva (acima de 3 mm) fica exposta durante o sorriso, falamos de Sorriso Gengival. Para muitos, a situação traz um desconforto.
Possíveis causas são encurtamento do lábio superior, coroas dos dentes curtas, excesso de osso maxilar, excesso de gengiva, hiperatividade dos músculos elevadores do lábio superior ou uma combinação entre esses fatores. Cada causa implica uma conduta específica. Vários desses problemas envolvem tratamentos ortodônticos como cirurgia para correção do excesso de gengiva (gengivoplastia) ou cirurgia ortognática (para correção da desproporção de osso maxilar). Mas, em especial nos casos de hiperatividade muscular, a aplicação de toxina botulínica (Botox) pode trazer alívio para as pessoas afetadas pelo problema. A toxina também ajuda a amenizar um sorriso levemente assimétrico por consequência da diferença de inserção e atividade dos músculos elevadores do lábio superior.
A aplicação da toxina botulínica é um método simples, rápido e efetivo. Sua função é causar uma fraqueza muscular localizada, controlada e reversível. Ou seja, a duração do seu efeito é temporária, variando de 4 a 6 meses, mas é possível após esse período uma reaplicação.
Lembre-se que o primeiro e mais importante passo é sempre o diagnóstico correto e preciso do seu problema. Isso sempre passa por uma a. Por isso, avaliação individualizada.
A cantora brasileira Wanessa Camargo e a atriz americana Jeniffer Garner são exemplos de pessoas que assumidamente se beneficiaram com o procedimento.
0 Comentários