Gordura localizada no homem e na mulher
Devido à constelação hormonal, homens e mulheres engordam de forma diferente.
Gordura tipo androide
Sob influência da testosterona, homens têm mais tendência a acumular gordura nas partes centrais e superiores do corpo, sobre o abdômen e o tórax. Devido à forma, esse tipo também é conhecido por “maçã”. Esse tipo de acúmulo de gordura é considerado perigoso, por estar associado ao aumento do risco de colesterol e triglicérides altos, hipertensão arterial, diabetes, aterosclerose e doenças do coração.
Gordura tipo ginoide
O acúmulo de gordura em mulheres, afetado pelo estrogênio, assume o formato de “pêra”, concentrando-se nas nádegas, coxas e quadris. Um excesso de peso ou mesmo a obesidade deste tipo é menos perigoso para a saúde do que o tipo androide. No entanto, o excesso de peso segue representando uma sobrecarga para os ossos e articulações, além de outros problemas.
De acordo com algumas teorias, o segredo para perder peso nas partes específicas para cada tipo físico, seria calibrar a alimentação com base nos picos hormonais ao longo do dia. Um exemplo é a proposta COM (dieta CronOrMorfo), projetada pelo Dr. Massimo Spattini, que faz uma abordagem integrada, levando em consideração a cronobiologia dos hormônios e a morfologia dos seres humanos. “Nascemos como somos, e nos tornamos aquilo que comemos, como nos movemos e como pensamos!”, diz o doutor Spattini. A influência que os hormônios sexuais têm na distribuição da gordura pode, em parte, ser controlada e modificada através da escolha de alimentos em termos de qualidade, quantidade e cronologia.
MULHER: a sugestão é a distribuição de refeições, ingerindo-se carboidratos mais na primeira parte do dia e proteínas principalmente à noite. Refeições devem sempre ser associadas ao consumo de frutas e verduras, pois estes alimentos são alcalinizantes, ou seja, favorecem a eliminação de líquidos excedentes, que nas mulheres tendem a se localizar na parte inferior do corpo.
HOMEM: a sugestão é exatamente o oposto – na primeira parte do dia (café da manhã e almoço) consumir proteínas, e à noite carboidratos. Isto porque a concentração de gordura na parte central do corpo se dá por causa da testosterona e do cortisol, hormônios considerados de ritmo circadiano, ou seja, tem sua concentração mais alta na parte da manhã e vai diminuindo no decurso do dia.
Estas são, naturalmente, informações básicas de um discurso muito mais complexo. Cada caso tem suas especificidades e deve ser avaliado detalhadamente.
A lipoaspiração pode tratar de forma localizada esses acúmulos de gordura, mas só a mudança consistente de hábitos permitirá que você mantenha os bons resultados da cirurgia a médio/longo prazo.
Fontes: https://www.greenme.com.br/alimentar-se/alimentacao/1000-e-possivel-perder-gordura-somente-nas-partes-que-queremos; https://ideianutri.com/2015/06/07/distribuicao-de-gordura-corporal-corpo-em-for/
0 Comentários