Por que as pessoas fazem uma cirurgia plástica?

Em um estudo inédito de longo prazo, publicado na revista Clinical Psychological Science, da APS (Associação de Ciências Psicológicas, nos EUA), investigaram-se os efeitos psicológicos da cirurgia plástica em cerca de 550 pacientes. Como resultado final, os participantes demonstraram mais satisfação com a vida e mais autoestima após a cirurgia ter alterado sua aparência física.

Os pesquisadores buscaram descobrir:

  • se os pacientes que se submetem à cirurgia plástica eram sistematicamente diferentes das outras pessoas,
  • que metas eles estabeleceram para si mesmos, antes da cirurgia,
  • e que metas eles conseguiram alcançar depois do procedimento cirúrgico.

Os pesquisadores compararam 544 pacientes que fizeram uma cirurgia plástica pela primeira vez com dois outros grupos: 264 pessoas que já tinham pensado em fazer uma cirurgia plástica e, em seguida, decidiram não fazer o procedimento, e, por outro lado, 1000 pessoas, da população em geral, que nunca se interessou pelo tema.

O desejo de uma melhor aparência por razões estéticas geralmente ocorre em pessoas mais jovens, do sexo feminino (cerca de 87%), com rendimentos ligeiramente acima da média.

No geral, não houve diferenças significativas entre os três grupos estudados em termos de variáveis psicológicas e de saúde, como a saúde mental, satisfação com a vida e níveis de depressão.

Com relação a metas estabelecidas e alcançadas, a maioria dos pacientes não espera o impossível de uma cirurgia. Apenas 12% dos entrevistados optaram por metas claramente irrealistas. Nas questões abertas, os pacientes responderam de forma mais realista, expressando desejos, tais como “se sentir melhor”, “eliminar manchas” e “desenvolver mais autoconfiança”.

Os pesquisadores testaram os pacientes antes da cirurgia, bem como 3, 6 e 12 meses depois. Em média, os participantes afirmaram ter alcançado o objetivo desejado e estarem satisfeitos com os resultados, a longo prazo. Em comparação com aqueles que tinham optado por não fazer a cirurgia plástica, os pacientes que fizeram a cirurgia plástica se sentiam mais saudáveis, menos ansiosos, com mais autoestima e consideravam seus corpos mais atraentes.

Fontes: http://www.psychologicalscience.org/index.php/publications/journals/clinical; http://www.segs.com.br/saude/10594-por-que-as-pessoas-fazem-uma-cirurgia-plastica.html

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.