DHEA – A Fonte da Juventude
Hoje já inúmeros resultados de pesquisas reforçando os benefícios da suplementação ou reposição hormonal com DHEA, que tem ação antienvelhecimento sem oferecer riscos, quando bem indicado.
A de-hidro-epi-androsterona (DHEA) é produzida a partir do colesterol pela glândula suprarrenal, gônadas, tecido adiposo, cérebro e pele. É o precursor de hormônios sexuais masculinos (androstenediona, que por sua vez é precursora da testosterona) e femininos (estrogênio e estradiol). A conversão em hormônio feminino ou masculino depende do sexo e de outros fatores individuais.
Entre os 30 e os 40 anos de idade, a produção de cortisol (hormônio do estresse) na glândula suprarrenal começa a aumentar e a de DHEA, melatonina e GH (hormônio do crescimento), a diminuir. Assim, os níveis de DHEA no organismo, após atingirem um pico entre 20 e 25 anos, vão declinando progressivamente com o passar dos anos.
A DHEA traz inúmeros benefícios:
- Aumento da massa muscular e diminuição da massa gordurosa (mais significativo em homens);
- Aumento da força muscular (em ambos os sexos);
- Previne e reverte a osteoporose;
- Melhora do sistema imunológico;
- Retarda o processo de envelhecimento, revertendo o efeito de aceleração do envelhecimento provocado pelo cortisol;
- Melhora cognitiva;
- Diminui o risco de doenças cardíacas;
- Melhora o controle do açúcar no sangue, reduzindo o risco de diabetes;
- Protege contra alguns tipos de câncer;
- Estudos sobre a suplementação alimentar com DHEA em casos de depressão comprovam que o uso diário de 50mg de DHEA aumenta a sensação de bem-estar;
- Tem efeito protetivo contra doenças degenerativas e inflamatórias ligadas ao envelhecimento, como o Alzheimer, síndrome da fadiga crônica, colesterol alto, obesidade entre outras.
Por isso a DHEA tem sido vista como “fonte da juventude” e é a querida do momento.
A dose diária remendada varia individualmente, dependendo da avaliação de cada caso. Reavaliações devem ser feitas no contexto de um acompanhamento médico.
⚠ ATENÇÃO! Todas as informações que compartilho com vocês têm um intuito meramente informativo. Nada substitui a consulta médica – contexto no qual seu caso específico é avaliado e uma conduta médica individualizada é definida. Todo uso de medicamento deve ser prescrito por um médico devidamente preparado – A correta definição do princípio ativo e da dose bem como o acompanhamento e adequação dos parâmetros com base em resultados de exames laboratoriais são imprescindíveis.
0 Comentários