Quando é preciso trocar os implantes mamários?

As próteses de silicone hoje em dia já estão suficientemente evoluídas e resistentes de modo a não exigir mais a troca a cada 10 anos, como ocorria antigamente. Só mesmo em caso de intercorrências específicas é preciso trocar os implantes. Principais fatores que exigem a troca dos implantes são:

1 – Contratura ou retração capsular:
Toda vez que colocamos um “corpo estranho” é introduzido no organismo (desde uma farpa no dedo até uma prótese de mama), o corpo reage formando uma cápsula ao redor desse objeto para isolá-lo do resto do organismo. Essa cápsula começa a ser formada entre 2 e 3 meses após a cirurgia e tem sua importância. Por motivos ainda não totalmente elucidados, o corpo pode enviar um “sinal” para esta cápsula em qualquer momento da vida da paciente, fazendo com que ela fique mais dura e espessa – isso é a contratura capsular. Na prática a paciente pode notar a prótese mais nítida ao palpar, um pouco mais dura, diferença de posição entre as mamas visível ao observar no espelho e eventualmente até dor. Isso é um processo lento, que evolui ao longo de semanas a meses. Existe uma classificação que determina a intensidade dessa contratura, a Classificação de Baker, que vai de 1 (normal) a 4 (alteração visível, palpável e com dor).
Hoje em dia, o número de retrações de cápsula diminuiu bastante, devido ao advento de inovações técnicas introduzidas na cirurgia plástica.

2 – Ruptura da prótese:
A ruptura dos implantes mamários é algo difícil de acontecer, pois implantes modernos são bastante resistentes. Principais causas são acidentes com forte traumatismo e/ou pressão no tórax, lesões por instrumentos perfurantes, contratura capsular grave, desgaste ou, mais raramente, excesso de compressão em mamografia. Os implantes de silicone, como os usados no Brasil, são compostos por gel altamente coesivo, que permanece na sua totalidade dentro da cápsula e ao redor do implante, como mostra o vídeo abaixo. Sendo assim, não representa risco iminente para o tecido mamário. Em muitos casos, a ruptura do implante é imperceptível. Alguns sintomas podem ser: diminuição do tamanho da mama, deformidade no contorno da mama, nódulos, assimetria ou dor.

3 – Rippling:
Traduzida ao pé da letra do inglês, a palavra significa “ondulações”. Neste quadro, observamos ondulações (ou certas vezes pequenas “dobras”) na pele da mama, visíveis ou apenas palpáveis. Alguns fatores podem contribuir para essa reação pós-cirúrgica: pacientes muito magras, mamas originalmente muito pequenas ou plano cirúrgico retroglandular (próteses implantadas abaixo das glândulas mamárias). Nesses casos, no processo de formação da cápsula ao redor da prótese, a cápsula pode aderir à pele, dando origem a esse “enrugamento”.

4 – Ptose (queda da mama): que pode ocorrer com a idade ou por consequência de aumento seguido de perda acentuada de peso (“efeito sanfona”).

5 – Desejo da paciente por outro tamanho ou formato de prótese.

Nesses casos, as cicatrizes já existentes são usadas para a retirada das próteses antigas e colocação das novas. Em certas complicações, é necessário dividir a reintervenção em 2 etapas – uma de retirada e outra de reintrodução de implantes. O período entre esses 2 procedimentos é individual, dependendo do quadro do paciente.

Na reintervenção, outra conduta cirúrgica será estudada e aplicada. Isto inclui outro tipo de implante, dando preferência aos texturizados, e o plano cirúrgico de inserção das próteses, que pode ser:

  1. Retroglandular (atrás das glândulas mamárias);
  2. Retromuscular (atrás do músculo peitoral maior);
  3. Subfascial (A fáscia, membrana que envolve o músculo, é descolada e o implante é colocado entre ela e o feixe muscular);
  4. Dual Plane (“Plano duplo” significa que a parte superior da prótese fica sob o músculo e a inferior, sobre ele).

No caso específico do rippling, em certas situações uma pequena lipoenxertia (enxerto de gordura extraída outra parte do corpo da paciente) pode ser o suficiente par corrigir as ondulações.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.