Otoplastia – Orelha de lutador e Orelha do Idoso
A otoplastia (plástica de orelhas) vai além da sua indicação mais comum – as orelhas em abano em crianças.
- “Orelha de lutador”
A prática de esportes de luta, como o jiu-jitsu, por exemplo, leva a uma sucessão de traumas, que acarreta hematomas, inflamação e consequentemente condrite (inflamação da cartilagem). Quando há reabsorção desse processo, ocorre a deformação da cartilagem, que pode ser mais grave se associada a uma infecção.
De acordo com a extensão da deformidade, pode haver indicação para desde pequenos reparos, modelando a cartilagem espessada, até a reconstrução parcial ou total, nos casos mais complexos. Durante o pós-cirúrgico imediato, o paciente deverá usar um curativo modelador por um período que pode se estender até um mês. Após alta médica, se voltar a praticar este esporte, deve se proteger de novos traumas no local. - Orelha do idoso
Com a idade, os lóbulos das orelhas ficam grandes, murchos e pendentes.
Para correções na morfologia, é possível fazer diversos tipos de ressecção, conforme avaliação de cada caso, dando a forma desejada e melhorando consistência do lóbulo da orelha. Em caso de lóbulos auriculares muitos finos, preenchimento com ácido hialurônico ajuda, mesmo que temporariamente, a melhorar a espessura e consistência da estrutura.
0 Comentários