Coenzima Q10
A Coenzima Q10 (coQ10 ou Ubiquinona) é de suma importância para diversos processos metabólicos, em especial no processo de geração de energia nas mitocôndrias (estruturas celulares) e no processo natural de antioxidação. Ela é produzida naturalmente no organismo, sendo principalmente no coração, fígado, cérebro, rins e pâncreas.
Os estudos demonstram que nossa produção endógena tende a diminuir com o passar dos anos, em média após os 30 anos. Portadores de doenças neurodegenerativas, cardiovasculares e câncer apresentam deficiência de coq10.
Alimentos ricos em coQ10 são carnes, aves, peixes, cereais, nozes e em algumas folhas verdes como espinafre e brócolis. Porém, a quantidade biodisponível nestes alimentos é insuficiente, sendo aconselhável sua suplementação. Dentre os benefícios da suplementação com Coenzima Q10:
✔️ Prevenção de doenças cardíacas e melhora de distúrbios cardiovasculares como a hipertensão, insuficiência cardíaca congestiva e suas consequências;
✔️ Fortalecimento do sistema imunológico;
✔️ Retardo do envelhecimento: Auxilia a regeneração da vitamina C e vitamina E (também potentes antioxidantes);
✔️ Auxílio das mitocôndrias: Melhorando o metabolismo energético do organismo, a coQ10 contribui para a saúde como um todo, prática esportiva, emagrecimento e prevenção de doenças neurodegenerativas.
✔️ Redução dos efeitos colaterais principalmente dos medicamentos utilizados em doenças cardíacas como as estatinas.
Entre outros…
Fonte: Repost de @drvictordimor, Instagram (Medicina Integrativa Longevidade e Performance Física)
0 Comentários