
Inflamação
Inflamação é uma reação do organismo nos locais que sofreram alguma forma de “agressão”. Também uma intervenção cirúrgica tende a ser entendida pelo organismo como uma “agressão” local. Em especial as incisões cirúrgicas desencadeiam um processo inflamatório natural.
O processo inflamatório envolve reações teciduais que buscam “destruir” o agente agressor. Sendo assim, pode ser considerado uma reação de defesa local, intimamente relacionada ao processo de reparo. Sem a inflamação, as infecções ficariam sem controle, as feridas nunca cicatrizariam.
Sintomas clássicos da inflamação são:
- coloração vermelha (hiperemia) do local;
- aumento da temperatura local;
- edema ou inchaço;
- dor;
- função local transitoriamente prejudicada.
Porém, a inflamação e o reparo podem ser potencialmente nocivos. Por isso é primordial que o processo seja bem acompanhado e controlado pelo cirurgião durante o processo pós-cirúrgico, permitindo que a evolução deste processo se dê de forma correta e benéfica para a recuperação de região operada.
No caso das feridas operatórias, o combate se faz contra agentes potencialmente estranhos (em especial bactérias). Por isso, é importante você seguir as orientações médicas quanto à administração de antibióticos na primeira fase pós-operatória.
0 Comentários