Procedimentos estéticos durante a gravidez – Pode?…
Não é nenhum segredo que a gravidez muda o corpo feminino, deixando seus “rastros”, por conta da flutuação de peso, hormônios entre outros fatores. Isso fragiliza emocionalmente certas mulheres, que buscam medidas extremas para recuperar a aparência anterior à gravidez.
Mesmo procedimentos comuns devem ser considerados com extrema cautela. As possibilidades de complicações em cirurgias plásticas comuns é pequena, mas real. A aplicação de injetáveis de qualquer tipo ou remédios que tenham efeitos hemodinâmicos, como a lidocaína, devem ser evitados em grávidas. E a literatura médica mostra que neurotoxinas (como o Botox) não são recomendáveis durante a gestação.
O que é aceitável de acordo com os padrões médicos são procedimentos suaves, tópicos no máximo, como uma exfoliação suave da pele com microabrasão ou um peeling químico leve. Mesmo assim são feitos com moderação para evitar reações hormonais como melasma (manchas escuras na região facial).
As próprias alterações hormonais ocorridas devido à gravidez podem ocasionar melasma. Por isso, durante sua gravidez, concentre-se ainda mais no uso correto de protetor solar para evitar ou amenizar este problema. APÓS a gravidez, o melasma pode ser tratado com laser, peeling químico ou outro procedimento (conforme cada caso).
O melhor conselho para grávidas é que mantenham o foco na saúde e no bom desenvolvimento do feto, como prioridade número um, e, adicionalmente, na sua estética global, “abraçando” a gravidez.
O ideal é postergar intervenções estéticas, quer cirúrgicas, quer não-cirúrgicas, para DEPOIS da chegada da criança, que é quando o cirurgião plástico pode contribuir com segurança.
Certos procedimentos ainda têm restrições durante o período de amamentação.
Tudo isso é esclarecimento numa consulta médica, onde, com base na sua fase pós-parto bem como no procedimento que você deseja realizar, detalhes podem ser estabelecidos.
Fonte:
- blog da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (http://www2.cirurgiaplastica.org.br/cirurgia-plastica-durante-a-gravidez-e-segura/),
- com base no site americano Smart Beauty Guide (http://www.smartbeautyguide.com/news/safety/plastic-surgery-pregnancy-safe#.Vq40bbIrLIW)
0 Comentários