Resveratrol
O resveratrol é uma substância encontrada principalmente nas sementes e na película das uvas pretas, no vinho tinto, bem como, segundo pesquisa da PUCRS, na raiz de uma hortaliça chamada azeda.
👍 Ele pertence ao grupo dos polifenois, substâncias conhecidas por suas propriedades antioxidantes, ou seja, aquelas que inibem a formação de radicais livres.
👍 O resveratrol age estimulando a atividade de uma proteína chamada SIRT1 (sirtuína 1), que regula a função e o desempenho das mitocôndrias, os “geradores de energia” das nossas células. Com a idade, o desempenho das mitocôndrias piora. O resveratrol retarda e restringe esse processo.
👍 O resveratrol, através de diferentes processos fisiológicos, desempenha função anti-inflamatória.
👍 Alguns estudos sugerem que o resveratrol, ao inibir a síntese das tromboxanos, atua como anticoagulante. Pesquisas relatam também que o resveratrol atua inibindo a gênese de alguns tumores.’
👍 O resveratrol pode ajudar a diminuir os níveis do colesterol ruim (LDL) e aumentar os níveis do colesterol bom (HDL). O LDL é fator decisivo na evolução de um quadro aterosclerose, que causa a obstrução dos vasos sanguíneos. Assim, o resveratrol diminui risco de doenças cardiovasculares.
Além disso, ele atua na:
👍 Prevenção de doenças articulares;
👍 Aumenta a resistência de fibras colágenas;
👍 Prevenção da doença de Alzheimer.
👉 Principalmente devido às suas propriedades anti-envelhecimento, a indústria farmacêutica vem usando cada vez mais o resveratrol tanto em fórmulas para ingestão (suplementos alimentares) como para uso tópico (cremes), pois o princípio ativo promove a elasticidade e firmeza da pele.
📲 Recomendo para quem quiser ler mais a respeito: http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/resveratrol.html
0 Comentários