Começo de Outono – Super frutas para você saborear

Comemorando o início do outono, algumas super frutas para você saborear:

  1. Abacate
    Recheado de ácidos graxos, reduz colesterol ruim e eleva o bom, além de promover a absorção de carotenoides, especialmente betacaroteno e licopeno, essenciais para a saúde do coração
  2. Abacaxi
    Contém bromelina, uma enzima digestiva que ajuda na digestão, reduzindo o inchaço.
  3. Açaí
    É rico em proteínas, fibras, lipídios (monoinsaturados), fósforo, ferro e cálcio, vitaminas C, B1 e B2. Além de ser excelente para repor as energias, o açaí auxilia no trânsito intestinal, estimula a memória e protege a saúde ocular. Possui altíssimos níveis de antioxidantes. Mas, atenção! Encontrar o açaí fresco é difícil e, na sua versão mais conhecida (com muito xarope de guaraná), é uma bomba de açúcares simples e calorias. Prefira então o açaí em pó, que pode ser adicionado a um smoothie.
  4. Acerola
    Rica em vitaminas A, B1, B2, é uma das melhores fontes de Vitamina C. Também possui cálcio, fósforo e ferro. Seu consumo é recomendado para combater gripes, resfriados, tuberculose pulmonar, diabetes, distúrbios do fígado e disenteria.
  5. Ameixa
    Rica em ácido clorogênico, um antioxidante capaz de diminuir a ansiedade.
    Tem ação antiviral e antibacteriana. É boa fonte de fibra, como celulose e pectina. É rica em vitamina A, complexo B, vitamina E, potássio e ferro.
  6. Amora
    Muito rica em vitaminas A, B e C. Possui propriedades antioxidantes, adstringentes, antissética depurativa, digestiva, anti-hemorrágica e anticancerígena. Tem altos níveis de antocianidinas, antioxidantes, que protegem contra os radicais livres e ajudam a prevenir doenças cardiovasculares, câncer e osteoporose. Também possui cálcio, fósforo, potássio, magnésio, ferro, selênio, várias vitaminas e é muito rica em fibras.
  7. Banana
    Rica em potássio, que diminui sua pressão arterial, e ótima fonte de amido resistente, um carboidrato saudável que vai saciá-lo e ajudar a acelerar seu metabolismo.
  8. Cassis / groselheira-preta / groselha negra
    Rico em substâncias antioxidantes.
  9. Cereja
    O ácido elágico e a antocianina (ambos antioxidantes), auxiliados pela boa quantidade de vitamina C, conferem à fruta ação anti-inflamatória. Diminui os níveis de triglicérides e colesterol.
  10. Cranberry
    Uma das grandes fontes de antioxidantes naturais. Ajuda a prevenir infecções do trato urinário, aumenta a eficácia dos medicamentos quimioterápicos usados para tratar o câncer e pode retardar o crescimento de algumas células cancerosas. Também auxilia na digestão e na diminuição dos níveis do mau colesterol (LDL) e aumento do colesterol bom (HDL) no sangue.
  11. Framboesa
    Poderosa fonte de sais minerais (ferro, fósforo, manganês e cálcio), vitaminas A, C, B1 (tiamina), B5 (niacina) e fibras. Auxilia no equilíbrio da pressão arterial, previne cânceres, é indicada também para prisão de ventre, reumatismo e doenças que afetam fígado e rins. Baixo teor calórico. Mas atenção: contém salicilato natural, podendo causar reações alérgicas em pessoas suscetíveis a aspirina.
  12. Frutas cítricas
    Do limão à tangerina, todas são ricas em vitaminas C e fibras. A vitamina C contorna os efeitos danosos do sol, regula as glândulas sebáceas e pode até mesmo evitar manchas da idade. A vitamina C também mantém o sistema imunológico em dia e ajuda o organismo a absorver ferro.
  13. Jabuticaba
    Estimulante do apetite, reanimadora. Rica em vitaminas C, B2 e B5, cálcio, ferro e fósforo.
  14. Kiwi
    Pesquisas comprovaram que seu consumo regular reduz sintomas da síndrome do intestino irritável, pois é rico em fibras e carboidratos complexos.
  15. Maçã
    Grande fonte de fibras. A casca é rica em quercetina, um antioxidante com poder anti-histamínico e antiinflamatório, que pode ajudar a prevenir doenças cardíacas e reações alérgicas. Alimento para o cérebro. Contém betacaroteno, vitaminas A, B1, B2, C e niacina, proteínas, sódio, enxofre, ferro, silício, cálcio, magnésio, ferro, fósforo, potássio, cloro. Rica em fibras, atua no bom funcionamento do intestino. Com baixa quantidade de calorias, é rica em fibras solúveis. É considerada uma espécie de escova de dente natural, embora não limpe os dentes, ela realmente ajuda na higiene bucal. Morder e mastigar uma maçã estimula as gengivas e o seu sabor aumenta a quantidade de saliva, diminuindo o número de bactérias da boca e evitando as cáries.
  16. Mamão / papaya
    Rica em vitaminas C, A e E, poderosos antioxidantes que protegem contra doenças cardíacas e câncer de cólon.
  17. Melancia
    Rica em licopeno, vitaminas A e C, alta concentração de água e baixo valor calórico.
  18. Melão
    Com alta concentração de vitamina A e derivados, o que aumenta a reprodução e renovação celular, mantendo a pele lisa e jovem por mais tempo.
  19. Mirtilo / blueberry / uva do monte
    Seus níveis elevados de flavonoides protegem o cérebro dos efeitos de deterioração cerebral associados à doença de Alzheimer e pela ação do envelhecimento, como a perda da memória de curto prazo. É também rico em manganês, importante estimulante do metabolismo, dando disposição e auxiliando na manutenção do peso. Reduz o mau colesterol, ajuda na prevenção e tratamento de infecções do trato urinário e reduz a taxa de açúcar no sangue. Rico também em magnésio, ferro, potássio, fósforo e vitaminas B2, B6 e C.
    Rico em antocianidinas, potente antioxidante, de grande importância para a proteção das células e do colágeno, prevenindo contra varizes. Possui propriedades adstringentes, anti-inflamatórias, antioxidantes e antibacterianas. Rico também num outro agente antioxidante, a cianidina, que neutraliza os radicais livres e protege o organismo contra o aparecimento do câncer e de outras doenças associadas à idade. As suas propriedades atuam ainda na prevenção das infecções do aparelho urinário, evitando a concentração dos cristais nos rins. As fibras solúveis ajudam a regular o funcionamento do trânsito intestinal.
  20. Morango
    É diurético, anti-reumático, alcalinizante, combate a febre, elimina toxinas do fígado, laxante, facilita a digestão, ajuda a proteger o coração, tônico para os nervos. Contém betacaroteno, vitaminas A, B5, C, ácido fólico, magnésio, fósforo, ferro, potássio, sódio, folato e potássio, além de baixo teor calórico. Possui flavonoides, como antocianina e o acido elágico que não é destruído pelo cozimento. Rico em pectina e outras fibras solúveis que ajudam a baixar o colesterol, as sementes possuem fibras insolúveis que ajudam a evitar a prisão de ventre. Contém, porém, ácido oxálico, que reduz a absorção de minerais e pode agravar os problemas de pedras nos rins e na bexiga.
  21. Pitaya
    Cerca de 50% das sementes são constituídas por um ácido oleico, que ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o bom (HDL).
  22. Romã
    Rica em ácidos fenólicos e compostos antioxidantes, sendo ainda mais rica em flavonoides que o vinho tinto e o chá verde, é excelente protetora contra doenças cardiovasculares e câncer e ajuda a reduzir os teores de colesterol. É riquíssima em manganês e, além disso, contém: proteínas, potássio, cálcio, magnésio, ferro, ácido fólico e vitaminas A e E, B2, C e D.
  23. Tomate
    Repleto de licopeno (um super antioxidante), vitamina C, potássio, fibras, além de possuir poucas calorias.
  24. Toranja / grapefruit
    Ótima para o coração (graças à diminuição do colesterol) e o controle do peso.
  25. Uva
    Contém pró antocianidinas (em especial resveratrol), presente nas cascas e sementes, um super antioxidante 20 vezes mais potente que a vitamina C e 50 vezes mais potente que a vitamina E, é considerada como amiga dos tecidos das paredes das artérias, pela alta afinidade que tem com os lipídeos. Possui uma poderosa ação antioxidante e adstringente, garante a saúde cardíaca e ajuda a retardar os sintomas do Alzheimer. Particularmente as uvas de coloração vermelha ou roxa possuem grande quantidade de flavonóides, que aumentam o colesterol bom (HDL), melhoram a circulação e previnem danos contra as artérias, diminuindo assim o risco de doenças cardiovasculares. O ácido málico auxilia no clareamento dos dentes. Mas atenção: a concentração desse ácido diminui conforme a fruta vai amadurecendo.

Fontes: http://saude.terra.com.br/nutricao/conheca-24-superfrutas-que-voce-precisa-experimentar,c9c0ab4e73788310VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html; http://www.clinicacedig.com.br/dicas/nutricao/item/frutas-antioxidantes-para-prolongar-a-juventude-e-a-saude.html

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.